15 de agosto de 2017

Apresentação

O Congresso Nacional de Inclusão Social do Negro Surdo é considerado um evento de suma importância para a comunidade Negra Surda brasileira. Este, pressupõe o empoderamento de lideranças dentro da comunidade surda, afim de lutar pela legitimação dos direitos sociais, perpassando temas transversais que envolve o arcabouço histórico da comunidade negra e surda.

Estaremos sediando 6º Congresso de Negros Surdos com objetivo de abrir espaço acadêmico para as pessoas surdas negras para que possam ter acesso a diferentes áreas sociais. Vamos tratar neste 6º da mulher surda e negra, das ações afirmativas(COTAS), acesso do surdo negro no mercado de trabalho e também daremos continuidade ao Festival de Arte Afrosurda, voltado para arte, poesia, teatro, contos, danças entre outras modalidades que fazem parte da cultura negra surda.

Conhecemos a segregação diante da história acerca da pessoa surda e da pessoa negra na sociedade. Entendemos que este é o momento de mudança e de luta para o resgate e desenvolvimento da cidadania destes grupos. É notório o crescimento de pessoas engajadas para eliminar as barreiras sociais dos grupos minoritários e percebemos que o número de participações dos congressos vem crescendo gradativamente, dada a importância dos temas abordados.

A realização desses congressos apresenta a necessidade de debater questões e trocar informações para enriquecer e fortalecer a cultura, elevando a autoestima da pessoa negra surda. Esperamos que este enriquecimento chegue ao panorama educacional e para isso versaremos, com a nova Lei N°10.639, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar.

Entretanto esses são os desafios apresentados para que discorramos no 6º Congresso Nacional de Inclusão Social do Negro Surdo, História, Cultura, Identidade, Educação, empoderamento e liderança, políticas sociais. Contaremos com a presença de professores Mestre e Doutores que abordam os temas em questão, para melhor compreensão do cenário social atual. Daremos voz a comunidade surda para que o público conheça seus entraves sociais e uniremos força com os grupos de resgate a cultura negra no intuito de perpassarmos a historicidade cultural do negro surdo brasileiro.

 

OBJETIVOS:

Os objetivos do Congresso Nacional de Inclusão Social de Negros Surdos são os seguintes:

  • Compartilhar experiências nacionais e internacionais com base na área social, trabalho e estudos.
  • Dar um foco especial no Brasil como parte do congresso.
  • Oferecer um evento no qual as línguas oficiais são a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua de Sinais Internacional – LSI.
  • Oferecer apresentações artísticas e culturais.
  • Combinar as palestras com oficinais culturais.
  • Apresentar comunicação oral e postêres acadêmicas da área.