15 de agosto de 2017

Trabalhos Científicos

Convidamos os pesquisadores e estudantes acadêmicos para enviar seus trabalhos para o Congresso em uma das modalidades que seguem:

A. Comunicações orais
B. Pôsteres

Os espaços para comunicações orais (em língua de sinais) envolvem sessões de 20 minutos (5 minutos para discussão e perguntas).

Os pôsteres estarão expostos ao longo nos intervalos (Coffee Break) do congresso para os autores estarem disponíveis para os participantes.

Comunicações e Pôsteres

Todas as comunicações e pôsteres podem incluir trabalhos em progresso, com o objetivo de compartilhar informações sobre pesquisas abordando diferentes tópicos e situações que ainda não foram concluídas.
As comunicações e os pôsteres serão divididos em 4 eixos. Lembrando que devem ser apresentados em Língua de Sinais, pois não haverá intérpretes suficientes para aqueles que não possuem fluência da língua oficial do Congresso. Os eixos temáticos estão listados abaixo:

Eixo temático 1: Ações Afirmativas no ensino
A apresentação deste eixo temático tem como objetivo de apresentar pesquisas de ações afirmativas no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior no Brasil dos negros surdos. A importância de apontar itens de avaliações, estratégias de permanência no ensino e apresentar quais novas propostas para melhorar as ações
afirmativas.

Eixo temático 2: Feminismo negro
A apresentação deste eixo tem como finalidade de reunir mulheres negras ou não (sendo surdas ou não) para discutir e refletir sobre as experiências de mulheres negras surdas do Brasil (escola, acadêmica, familiar, social, violéncia de opressão do machismo, preconceito). Sabemos que há poucas pesquisas neste campo, mas têm suma importância para a demais sociedade ter conhecimento do cotidiano dessa mulheres negras surdas.

Eixo temático 3: Mercado de trabalho
A apresentação deste eixo é pensar como a Psicologia Brasileira tem necessidade de ampliar debate sobre situações sociais relacionadas ao racismo afetando a população negra na dificuldade de acesso aos recursos públicos no mercado de trabalho e também na construção de subjetividades, sofrimento psicossocial,
promoção de igualdade racial.

Eixo temático 4: Sexualidade do Negro surdo
A Apresentação deste eixo é discutir sobre o crescente debate dos temas gêneros, corpo, sexualidade, raça. Propõe – se reunir trabalhos que consideram a dominação dos marcadores sociais de gênero, sexualidade, classe e raça na produção e identificação de sujeitos, corpos e identidades individuais e coletivas.

 

Instruções para Submissões

Datas Importantes
Prazo final para as submissões:06 de Outubro de 2017
Notificação da aceitação dos trabalhos: 16 de outubro de 2017

As línguas do congresso são a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com registro escrito em português.

As apresentações DEVEM ser em Libras.
Os participantes devem estar preparados para apresentar em Libras.

Se você tiver algum impedimento de ordem tecnológica para apresentar a sua submissão em língua de sinais, por razões técnicas, excepcionalmente será aceito o envio do resumo em língua portuguesa.

 

As submissões são limitidas em dois resumos por pessoa como apresentador individual ou em parceria com outros autores e/ou enviar um vídeo de no máximo 5 minutos em Libras indicando a MODALIDADE desejada e o EIXO TEMÁTICO correspondente para o email email:submissaodetrabalhos.cnisns@feneis.org.br

Você pode enviar todos os tipos comuns e padrões de vídeo (avi, mpeg, mp4, mov) Em caráter excepcional, para submissões em língua portuguesa, o resumo deve conter no máximo 500 palavras em formato PDF e deve ser enviado para o email:submissaodetrabalhos.cnisns@feneis.org.br

Os postêres devem ser de tamanho 80×120, conforme o modelo padrão da UFSC:
identidade.ufsc.br/modelos-de- banners/